06/10/2015
Devido ao surgimento da globalização do mercado e suas mudanças, as organizações necessitam focar as atividades para os seus clientes, que por sua vez, estão cada vez mais exigentes. A cada dia, surgem novas tecnologias, assim como, surgem também, novos tipos de produtos e serviços. Nesse sentido, estabelecer novas estratégias que assegurem a fidelização e a lealdade dos clientes se faz cada vez mais eminente.
Em se tratando de comércio, isso não é diferente, o que os clientes esperam das organizações é a qualidade no atendimento e a oferta de produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades. Dessa forma, nota-se que atender o cliente com qualidade ou satisfazê-lo é uma filosofia empresarial baseada na parceria. Assim, faz-se necessário entender que atender o cliente com qualidade não se resume apenas a tratá-lo bem, com cortesia, mais do que isso, hoje, significa, acrescentar benefícios a produtos e serviços objetivando superar as expectativas e agregar valor a relação estabelecida.
Dessa maneira, a qualidade do atendimento ao cliente reflete a eficiência e a eficácia de toda a organização. Diante das rápidas mudanças no mercado e a nova dinâmica imposta pela concorrência, as empresas devem posicionar-se de forma a buscar condições de sobrevivência, adotando uma nova postura em relação ao mercado, colocando-se no rol das organizações que assumem posições competitivas diante do próprio mercado e das suas variações.
Tem-se por relevância pessoal, o interesse dos autores em trabalhar o referido tema, na medida que julga-se de extrema importância o aprofundamento do estudo, havendo uma real necessidade de se promover uma melhoria contínua da qualidade no atendimento aos clientes, como forma de se obter a manutenção das relações entre empresas e clientes.
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